Entrevista com Lolla, da Winner

Hoje temos uma convidada especial no blog da Troika falando sobre teaching for exams: Lorenza Aildasani! A Lorenza é diretora executiva da Winner, uma escola de idiomas em São Paulo que oferece cursos de inglês personalizados, de alto padrão, individuais ou em pequenos grupos, além de ser reconhecida no mercado de ELT como aplicadora de exames internacionais (Cambridge, Toefl, etc.). A Winner é parceira da Troika há 3 anos, além de cliente da nossa Membership institucional. Convidamos a Lolla para um bate papo sobre a Winner, certificações internacionais e mercado ELT. Quer saber como ser um examiner? Vem conferir!

Troika: Conta um pouco pra gente sobre a história da Winner, como você começou a empreender? Você planejou trabalhar com certificações desde o início?

Lolla: Todos os meus relatos sobre a Winner são carregados de muita paixão, porque é isso que nos move (paixão pela educação!). Tá aí uma boa definição (rsssss)!!! Somos um centro de educação!!! É isso! Existe, é claro, uma descrição técnica da empresa Winner, pois isso é o que nos permite conviver em uma sociedade corporativa, tendo visibilidade e fazendo, dessa forma, com que nossos serviços cheguem a quem precisa. Mas nossa história é muito similar à de tantos outros professores de inglês, pessoas que têm um ideal: melhorar o ensino de idiomas e, para isso, precisam ter a autonomia necessária! Dessa forma, acabam tornando-se empreendedores. Compartilho cada sonho do teacher empreendedor, cada desafio (e, vocês bem sabem, são inúmeros)!

E, em determinado momento, nosso perfil de instituição exclusivamente ELT deu uma reviravolta e passamos a atuar também como centro de certificações. Falo no plural porque são vários exames/instituições: somos Platinum Centre de Cambridge Assessment English, Michigan Language Assessment, IELTS e TOEFL e etc. Temos uma marca (quase um vício!): somos 100% focados em customização de serviços e, consequentemente, oferecemos um atendimento de excelência.

Você deve estar se perguntando: “é possível adaptar o produto “certificações”?!! Algo cercado de regras e procedimentos tão rigorosos?!!” E eu afirmo que sim! Você tem o poder de adaptar seus serviços a indivíduos e/ou situações: é só querer! É só fazer com paixão ...! Dá um trabalhão, viu? Mas com paixão, você chega lá!

Foi como nos tornamos, em 2009, e a convite do Depto. de Assessment da universidade, um Centro Platinum de Cambridge Assessment English. Os exames existiam há quase um século no Brasil e aí a Winner entra em campo. Me lembro de ouvir comentários como: “ah, é só uma “escolinha”!” E aí a gente identificou que as escolas tinham uma grande necessidade: ter os exames em seus endereços. Aí, implementamos isso e fizemos as aplicações acontecerem na própria escola e/ou empresa e, em nível nacional.

Pouco tempo depois nossos colegas (demais centros) adotaram a mesma postura e, hoje, constatamos com felicidade que alunos de todo o país têm muito mais conforto e segurança ao realizarem os exames dentro da escola (isso traz muita confiança para quem está realizando uma prova)!

Foi difícil, enfrentamos muita desconfiança do mercado, comentários tóxicos e, alguns deles, até preconceituosos. Mas, no final das contas, valeu o esforço, pois conseguimos alterar (para melhor!) o serviço de certificações no Brasil.

Hoje, ouvimos relatos da Winner como sendo uma referência em certificações, com um atendimento de excelência e números surpreendentes. Bem, falam mesmo muita coisa boa da Winner e sou grata por isso!